A Estrada Real era o caminho trilhado pelos colonizadores durante o ciclo do ouro em Minas Gerais, por onde transportavam as riquezas e mercadorias até o Rio de Janeiro, capital da colônia na época. Com o objetivo de preservar e valorizar este patrimônio histórico-cultural, foi criado um projeto em 2001 transformando a estrada em atração turística. São 1.512 km formados por 177 municípios, sendo 162 em Minas Gerais, oito no Rio de Janeiro e sete em São Paulo. O percurso é composto de três caminhos- Caminho Velho, Caminho Novo e Rota dos Diamantes- que surgiram em momentos diferentes do período de exploração das pedras preciosas no Brasil. Uma viagem que reúne diversas atrações como construções coloniais, igrejas, museus, reservas ecológicas, ecoturismo, esportes radicais e muitas surpresas pelo caminho. Seja a pé, a cavalo, de jipe ou bicicleta, vale a pena realizar esse roteiro de aventura pelas corredeiras de rios, cachoeiras, trilhas e matas fechadas, se deparando com vilarejos jamais imaginados, assim como faziam os bandeirantes e tropeiros. Conhecer a Estrada Real é reviver a história descobrindo lugares fascinantes.

Mostrando 20 de 31 Resultado(s)

Quantidade:
Ordenar:
Ordenar:

Aiuruoca é um município brasileiro que fica localizado no sul de Minas Gerais na Serra da Mantiqueira, a 989m de altitude, ao pé do Pico do Papagaio, numa região de topografia bastante acidentada. É impossível conhecer Aiuruoca e não se apaixonar, a cidade é um paraíso e oferece inúmeras opções de passeios, roteiros e esportes de aventura, muitas…

Pequena e tranqüila, é uma cidade sem especial apelo turístico, mas possui a bela matriz da Nossa Senhora do Bom Sucesso, que vale a pena ser visitada. Encontra-se também uma maravilha da natureza chamada Serra da Piedade. No alto, há um santuário católico que recebe romeiros há muitas décadas. No mesmo lugar, pra quem gosta de observar as noites…

Cambuquira está localizada à aproximadamente 310 km de Belo Horizonte, e é muito procurada pelos turistas, por possuir um excelente artesanato em crochê, arranjos com vegetais desidratados, doces caseiros, mel, rapaduras, pinga e queijos. Em Cambuquira, o turista pode desfrutar das belezas naturais como o Alto do Cruzeiro, que possui 1114 metros…

Carmo de Minas é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. De acordo com o censo realizado pelo IBGE em 2010, sua população é de 13.752 habitantes. Destaca-se na agricultura pelo café que é reconhecido como um dos melhores do Brasil. Em sua praça central encontram-se obras do escultor Francisco da Silva Reis, o “Chico Cascateiro&…

Carrancas é um pequeno paraíso de serras e cachoeiras na Estrada Real. Considerada um dos novos pólos de Ecoturismo, é um lugar ideal para a prática de Montain Bike, Trekking e outros esportes que lhe propiciam o contato com a natureza. Conhecida como Terra das Cachoeiras, possui mais de 120 quedas dágua distribuídas em complexos como o da Zilda,…

Catas Altas esta localizada aproximadamente a 120 km de Belo Horizonte e tem um conjunto arquitetônico muito rico e de grande harmonia, sendo um dos mais homogêneos e representativos da arquitetura colonial mineira. A cidade mineira está situada ao pé da Serra do Caraça e conserva o ar e o clima de uma típica cidade histórica de Minas Gerais, com…

Caxambu se destaca como uma das principais cidades do Circuito das Águas de Minas Gerais, no sul do estado, conhecida como importante instância hidromineral. Possui a maior concentração de águas carbogasosas do planeta, com doze fontes de diferentes composições químicas, dentre elas, águas minerais com alto poder diurético e desintoxicante que…

Chamada de “cidade dos profetas”, pela magnífica obra do mestre Aleijadinho, a série dos doze profetas esculpidas em pedra sabão na entrada da igreja do Senhor Bom Jesus. A perfeição das esculturas atrai turistas do mundo todo, que conhecem ainda as seis capelas que compõem o Jardim de Passos em frente à Basílica, representando a Via…

A Vila de Conceição do Ibitipoca, popularmente conhecida como Arraial, é um distrito do município de Lima Duarte, na Mesorregião da Zona da Mata, no estado de Minas Gerais. Lá é o lugar perfeito para quem gosta de uma boa aventura ,pois a cidade apresenta uma grande variedade de cachoeiras, casas de campings, hotéis, pousadas, trilhas para…

Itabira, possui dois distritos: Ipoema e Senhora do Carmo. Ipoema está a 40 Km da sede Itabira por estrada de asfalto e a 16 Km do distrito de Senhora do Carmo por estrada de terra. Partindo de Belo Horizonte no sentido de Monlevade/Ipatinga/Vitória, da Ponte do Rio das Velhas estamos a 72 Km e 88 Km da praça Raul Soares.  Ipoema está no Circuito…

A terra do grande poeta Carlos Drummond de Andrade possui diversos atrativos histórico-culturais, como o centro Histórico que reúne casarões centenários, paredões e ruas de calçamento original, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, o Memorial Carlos Drummond de Andrade, o Museu de Território Caminhos Drummondianos, dentre outros. Itabira…