Uma viagem pelo tempo para conhecer parte da história do Brasil e vivenciar pessoalmente tudo aquilo que está nos livros e se aprende na escola. As cidades históricas de Minas Gerais possuem um rico acervo artístico e arquitetônico, encontrado nas suntuosas igrejas, museus, ruas e casas que preservam toda a tradição e cultura mineira. Marcadas pelo ciclo do ouro, escravidão e ideais revolucionários como a Inconfidência Mineira, as cidades históricas guardam relíquias como a arte barroca, conhecida no mundo inteiro pelas obras de artistas como Aleijadinho e Ataíde. A religiosidade de Minas está expressa nas belíssimas igrejas e festas populares que atraem turistas de todas as partes, que se encantam com a hospitalidade de um povo tão acolhedor. Além de toda riqueza desse patrimônio as cidades históricas possuem várias atrações como festivais de cinema, de inverno, de gastronomia, os carnavais e principalmente as paisagens exuberantes das montanhas de Minas. Conheça as Cidades Históricas de Minas Gerais e redescubra o Brasil em lugares onde se respira história, cultura e bons ares.

Mostrando 13 de 13 Resultado(s)

Quantidade:
Ordenar:
Ordenar:

Pequena e tranqüila, é uma cidade sem especial apelo turístico, mas possui a bela matriz da Nossa Senhora do Bom Sucesso, que vale a pena ser visitada. Encontra-se também uma maravilha da natureza chamada Serra da Piedade. No alto, há um santuário católico que recebe romeiros há muitas décadas. No mesmo lugar, pra quem gosta de observar as noites…

Catas Altas esta localizada aproximadamente a 120 km de Belo Horizonte e tem um conjunto arquitetônico muito rico e de grande harmonia, sendo um dos mais homogêneos e representativos da arquitetura colonial mineira. A cidade mineira está situada ao pé da Serra do Caraça e conserva o ar e o clima de uma típica cidade histórica de Minas Gerais, com…

Chamada de “cidade dos profetas”, pela magnífica obra do mestre Aleijadinho, a série dos doze profetas esculpidas em pedra sabão na entrada da igreja do Senhor Bom Jesus. A perfeição das esculturas atrai turistas do mundo todo, que conhecem ainda as seis capelas que compõem o Jardim de Passos em frente à Basílica, representando a Via…

Terra de Chica da Silva e do presidente Juscelino Kubitscheck, Diamantina possui um dos mais expressivos acervos históricos do país. Detentora de um belíssimo conjunto arquitetônico e igrejas que retratam fielmente a riqueza da arte barroca, a cidade também é tombada como Patrimônio Histórico da Humanidade. Integra o circuito Estrada Real, um dos…

Mariana pode ser chamada de “berço de Minas Gerais”, afinal foi a primeira vila, primeira capital e primeira cidade do estado. Sua importância para a história é percebida pela arquitetura colonial dos casarões, igrejas, praças e ruas do município. Fundada em 1711, Mariana é hoje uma das mais importantes cidades do Circuito do Ouro,…

Incluída no Circuito do Ouro a cidade de Sabará está localizada na região metropolitana de Belo Horizonte. Possui um patrimônio histórico de grande importância na formação cultural de Minas Gerais, encontrados na arquitetura colonial dos casarões, igrejas e nas valiosas obras do mestre Aleijadinho. A mineração era tão intensa na cidade que a Coroa…

Santa Bárbara, fica no estado de Minas Gerais, a 115 Km de Belo Horizonte e próxima as cidades de Mariana, Alvinópolis, Barão de Cocais, Caeté, Ouro Preto e Itabira, além disso é a cidade mais próxima do Santuário do Caraça (Patrimônio Histórico e Natural). Lá o visitante encontra cachoeiras, prédios históricos (alguns do século XVIII), museus,…

Sede de uma das quatro primeiras comarcas da Capitania das Minas Gerais, a antiga Vila do Príncipe, hoje, a cidade do Serro, ainda preserva características das vilas setecentistas mineiras. Seu acervo de arquitetura religiosa colonial está entre os mais significativos do Circuito dos Diamantes, pela homogeneidade do conjunto e alto nível de…